12/11 - Doha

Hoje, mais um daqueles dias meio frustrados por não apenas fatores externos a mim, mas também por este estilo de mochileiro das galáxias mesquinho até a alma, só pra acabar deixando uma herança polpuda pra irmã parasita.



Comecei o dia caminhando uns 9 km pra cruzar a cidade, com o sol punitivo de sempre sobre o lombo, agravado pela lesão em minhas retinas causada por aquela profusão de tons de amarelo claro da areia, do vazio, dos prédios. Para fazer um mimo a uma das mais recentes promovidas a aderbalette plus, com disco próprio gravado, e que portanto passou a ter crédito para me pedir coisas como lhe levar um adesivo da Al Jazeera. Ao chegar, encontro o local mais policiado da cidade, com guardas de metralhadoras em punho em cada portão, a não-permissão para entrar na emissora sem ter uma autorização prévia, e nem sombra de idéia deles sobre a existência deste tipo de merchadise. Aparentemente, a Al Jazeera não é a Jovem Pan. Não me permitiram sequer tirar uma foto da fachada do prédio, pra ao menos dizer que estive lá.

No caminho, para minha mais incontida emoção, encontrei uma loja da Dairy Queen em pleno Qatar!  Descobri pela primeira vez esta lanchonete em minha viagem de costa a costa no Canadá, muito tempo e muito menos pança atrás. Fiquei viciado nos milk-shakes de framboesa e amora deles, e dava um jeito de tomar uns 3 por dia. Salivando de contentamento, irrompi porta adentro para matar esta antiga saudade, mas aqui eles só tinham os milk-shakes de sempre, chocolate, moranguinho, baunilha mesmo. Desolado, tomei um de caramelo. Saboroso, mas anticlimático. Como receber uma ligação da Ana Paula Arósio te convidando pro apartamento dela, chegar lá e descobrir que ela foi submetida a uma infibulação, e a qualidade da experiência, ainda que permaneça considerável, será bem inferior àquela anteriormente possível.




Aí toca a voltar os 9 km, em direção ao Museu de Arte Islâmica, que desde o início já me parecia uma chatice insuportável, mas sendo de graça e enfim não tendo tanta coisa assim pra fazer na cidade, resolvi visitar só pra cumprir tabela. Ao chegar, descobro que agora aquela merda era paga, 50 riais, então pau no cu do diretor financeiro da instituição, e fomos visitar o mercadão local. Este sim, ainda gratuito. Das duas únicas coisas que tem pra se fazer na cidade, uma se salvou.
Eu estava esperançoso por voltar a encher a bunda de lokum, mas aqui, além de haver bem menos lojinhas de comidas e especiarias no mercado do que em Istambul, eles nem sabem do que se trata.






Comentários

  1. Não tem Uber aí?
    Ou teu sovinismo incorrigível não permite?...

    ResponderExcluir
  2. Infibulação: CIRURGIA praticada no ser humano ou no animal que consiste em fechar os orifícios genitais por uma sutura ou pela introdução de anel ou colchete a fim de impedir relações sexuais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

14/11 - São Paulo (epílogo)

11/11 - Doha

10/11 - Perth